Ilha de São Jorge
Índice do Artigo
Ilha de São Jorge
Hotéis e Restaurantes
Todas as Páginas

Situação Geográfica


Situada a 38º 24’ norte e 28º 33’ Oeste, fica a 20 Km (11 milhas) a norte da Ilha do Pico, 40 Km (21,6 milhas) a Sul da Graciosa, 30 Km (16,2 milhas) a leste do Faial e 60 Km (32,4 milhas) a oeste da Terceira. Tem 246 Km2 (95 milhas2), tendo 56 Km (30.2 milhas) de comprimento e 8 Km (4,3 milhas) de largura.


Descoberta e Povoamento


A data do seu descobrimento não está definida, no entanto, sabe-se que em 1470 começou por ser habitada, tendo o povoamento sido forçado no Topo, Guilherme da Silveira.


Locais de Visita Obrigatória


Do Pico da Esperança, ponto mais alto da Ilha, com mais de 1000m de altitude, avistam-se as restantes ilhas do grupo Central (Terceira, Graciosa, Pico e Faial). A Vegetação que cobre estas encostas proporciona-nos uma paisagem invulgar.


Os abatimentos das encostas deram origem, nalguns sítios, a zonas planas denominadas Fajãs. Destacamos a Fajã do Ouvidor, Fajã dos Vimes, Fajã dos Cubres, Fajã de S. João, Fajã Grande, Fajã da Caldeira de Santo Cristo (único local nos Açores onde existem amêijoas). Apenas algumas delas têm acesso por estrada, onde pode circular um automóvel. Na ponta leste da ilha situa-se o Topo com seu farol e ilhéu onde existem colónias de aves marinhas.


Algar do Montoso – para quem gosta de espeleologia deve fazer-se acompanhar de um guia.


Furna das Pombas na Urzelina.


O Parque Florestal das Sete Fontes também merece a sua visita assim como o Parque Florestal da Silveira na Ribeira Seca.