Ilha de São Miguel
Índice do Artigo
Ilha de São Miguel
Hotéis e Restaurantes
Todas as Páginas

Situação Geográfica


A São Miguel, foi dado o nome de Ilha Verde. É a maior ilha do Arquipélago, situada a 25ş 30ş W e 37ş 50 N. Conjuntamente com Santa Maria, formam o Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores. A sua superfície é de 759,41 Km2, o comprimento é de 65Km e a largura de 14 Km.


Descoberta e Povoamento


Em meados do século XIV já existiam cartas geográficas que indicavam a sua existência. No entanto, supőe-se que tenha sido descoberta entre 1426 e 1439. Sabe-se, que em 1439 teve início o seu povoamento, efectuado por portugueses oriundos da Estremadura, Algarve, Alto Alentejo e alguns estrangeiros principalmente oriundos de França.


Locais de Visita Obrigatória


Sete Cidades, com as suas duas lagoas (a azul e a verde) no interior de uma caldeira com 12 Km de perímetro.


O Pico do Carvão, com vista para o centro da ilha e mar, tendo nas suas redondezas diversas lagoas das quais destacamos pela sua dimensão a do Canário, a Rasa e a do Carvão.


O Miradouro do Escalvado, situado na Ponta do Escalvado com vista para a freguesia de Mosteiros e onde pode observar um magnífico pôr do sol.


Caldeiras da Ribeira Grande, pequeno grupo de fumarolas, próximo do acesso ao Vale das Lombadas onde fica a nascente de água mineral com o mesmo nome.


Praia dos Moinhos na freguesia de Porto Formoso com um óptimo areal.

Praia Areal de Santa Bárbara, talvez o mais extenso areal da região, local muito procurado pelos praticantes de surf.


Na Gorreana e Porto Formoso, pode observar a cultura do chá e fazer uma visita às respectivas fábricas.


A Lagoa do Fogo, no interior da cratera de um vulcão extinto, inserida numa reserva natural.


Caldeira Velha, situada na estrada e meia encosta da Lagoa do Fogo, onde se pode tomar banho num pequeno lago de água quente.


Ilhéu de Vila Franca, reserva natural, possui no seu interior uma piscina natural. Pode visita-lo de Junho a Setembro, havendo ligaçőes de barco a partir de cais Tagarete em Vila Franca do Campo. Próximo desta vila, a Lagoa do Congro, merece uma visita.


A reserva do Pinhal da Paz, as azáleas em flor proporciona um espectáculo deslumbrante.


Vale das Furnas, com as suas fumarolas (caldeiras), de água quente, lamas e águas medicinais, é atravessado por duas ribeiras, sendo uma delas de água quente. Possui mais de vinte nascentes termais o que a torna uma das maiores hidrópoles do mundo.

Junto à Lagoa das Furnas, visite a ermida de Nossa Senhora das Vitórias e a zona onde se confecciona o "cozido nas caldeiras", aproveitando o calor da terra. Entre as 12 e as 15 horas, é provável que assista ao "desterrar" do cozido.


Parque Terra Nostra no centro da freguesia possui uma variedade de árvores e plantas exóticas, assim como uma piscina de água quente.


Pico do Ferro, de onde se tem vista única sobre o vale das Furnas. O Salto do Cavalo, local de onde se pode admirar não só o vale das Furnas, mas também a Vila da Povoação.


A Ribeira Quente, freguesia piscatória, com uma óptima praia, (Praia do Fogo) e uma estrada de acesso onde se pode observar a ribeira e diversas quedas de água.


O Nordeste, em toda esta zona da ilha pode admirar uma sucessão de montanhas, desfiladeiros, ribeiras e miradouros.

Destaca-se o Pico da Vara com 1.105m (o ponto mais alto da ilha), a serra da Tronqueira, os miradouros do Salto da Farinha, do Pico Bartolomeu, da Ponta do Arnel e da Ponta da Madrugada (local ideal para observar o nascer do sol), existem diversos parques florestais, um parque de campismo na foz da Ribeira do Guilherme, aconselhando-se ainda uma visita ao porto de pescas e à praia do Lombo Gordo.


As Estufas de Ananases, na Fajã de Baixo, Lagoa e Vila Franca do Campo, onde se produzem os afamados ananases de São Miguel.


O Jardim António Borges e o Jardim Botânico José do Canto, onde se encontram espécies vegetais raras.


Museu Carlos Machado, colecçőes de pintura, azulejaria, porcelanas, história natural, são algumas das maravilhas ali reunidas.


Convento da Esperança, local onde pode admirar a imagem do Sr. Santo Cristo dos Milagres.