Ilha de Santa Maria
Índice do Artigo
Ilha de Santa Maria
Hóteis e Restaurantes
Todas as Páginas

Situação Geográfica


Situada a 28º 08’ Oeste e 37º 43’ Norte, conjuntamente com S. Miguel forma o Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores. Dista 102 Km (55 milhas) de S. Miguel. É a ilha que está mais a sul e também a mais próxima do continente português. A sua superfície é de aproximadamente 97,5 Km2 (37,6 milhas2), o comprimento máximo é de 18 Km (9,7 milhas) e a largura de 10 Km (5,4 milhas).


Descoberta e Povoamento


Embora sem certeza absoluta, é apontada como tendo sido a primeira ilha a ser descoberta entre 1427 e 1432. O seu povoamento, efectuado por portugueses, oriundos maioritariamente do Algarve, começou na costa norte, mais propriamente, na Praia de Lobos, junto à povoação dos Anjos, local onde posteriormente, Cristóvão Colombo desembarcou quando regressou da primeira viagem à América.


Locais de Visita Obrigatória


O Pico Alto, com cerca de 590 m de altitude, é o ponto mais alto da ilha. Daí podemos ter uma panorâmica de toda a ilha.


S. Lourenço, estância balnear com praia e piscinas naturais, situada no fundo de uma maravilhosa encosta, onde abundam as vinhas que produzem o afamado vinho de S. Lourenço.


Maia, pequena povoação situada entre a falésia e o mar, com óptima piscina natural.


Farol da Maia, além do atractivo que constitui a visita a um farol, este local constitui um excelente miradouro com vista deslumbrante.


Praia Formosa, magnífica praia de areia clara, com temperatura de água convidativa a um banho relaxante.


Anjos, povoação à beira mar, pequeno porto de pesca e piscina natural. Visite a capela onde Cristovão Colombo mandou celebrar missa no regresso da sua viagem à América.


Forte de S. Brás, construção do séc. XVI, com a capela de Nossa Senhora da Conceição, local a merecer a sua visita.


Museu Etnográfico, com excelentes trabalhos representativos do artesanato local.