Gilberto Mariano

Chegou aos Açores, no dia 17 de Dezembro, o segundo navio de 40 metros - 'Gilberto Mariano', com capacidade para 287 passageiros e 12 viaturas.

Este novo navio homenageia Gilberto Mariano, uma figura incontornável das ligações marítimas entre as ilhas do Pico e do Faial, que fazia diariamente, durante muitos anos, a viagem da Madalena para a Horta, a fim de
cumprir a entrega de cartas, encomendas, dinheiro para depósito bancário e os singulares cabazes de vimes para o comércio local. No sentido inverso era portador de notícias de conterrâneos seus, deslocados na ilha
vizinha, bem como de medicamentos em falta.

Antes de atracar no porto da Horta, o navio passou pelo Pico, terra de Gilberto Mariano, de onde saiu a acompanhar o 'cruzeiro' que fazia a ligação para a Horta.

O novo navio começará a operar em 2014, decorrendo até lá o período normal de formação da tripulação, bem como os testes de rampa e manobras de acostagem.
A modernidade de 'Gilberto Mariano' aliada à vertente de transporte diário de viaturas será sem dúvida uma mais-valia para a mobilidade dos passageiros destas ilhas.

Principais características:


Comprimento: 40 m
Boca: 10,75 m
Pontal: 5,05 m 
Arqueação: 748 TAB
Velocidade: 14 Nós
Sistema Propulsor: 2 x MTU 16V4000 – 2240 kW / 1800 rpm



 
Obrigacoes Servico Pub...
footer unir os acores