Ilha do Faial
Índice do Artigo
Ilha do Faial
Hotéis e Restaurantes
Todas as Páginas

Situação Geográfica


Situada a 38º 36’ Norte e 28º e 30’ Oeste, fica a 8,3 Km (4,5 milhas) da Ilha do Pico e a 26 Km (14milhas) de S. Jorge. Tem 173,4Km2 (67 milhas2), 21 Km (11,3 milhas) de comprimento e 14 km (7,5 milhas) de largura.


Descoberta e Povoamento


Nalgumas cartas chegou a ser designada por “Insula de Ventura”. A sua descoberta terá sido na primeira metade do séc. XV. Em 1460 iniciou-se o seu povoamento, na zona dos Cedros por gente vinda do norte de Portugal, mais tarde vieram flamengos que se instalaram no local hoje conhecido por vale dos flamengos.



Locais de Visita Obrigatória


Audiotour - A Câmara Municipal da Horta, tem disponíveis equipamentos audio, que lhe podem proporcionar informação detalhada em Português e Inglês sobre os locais importantes a visitar, nos seguintes circuitos: circuito de arquitectura, circuito de cabos submarinos, circuito de Dabney, circuito industrial e comercial, circuito dos jardins, circuito militar, circuito nocturno, circuito do povoamento e circuito religioso. Efectuando estes circuitos e utilizando este equipamento, ficará a saber mais sobre a história e cultura desta ilha.




• Marina da Horta - A cosmopolita cidade da Horta tem na sua Marina um dos locais de referência. Aqui, aportam iatistas de todo o mundo, que cruzam o Atlântico. As pinturas que deixam nas paredes e chão da Marina são o testemunho da sua passagem, para anos mais tarde recordar, ou ainda, porque se diz que os marinheiros que não o fizerem não chegarão ao seu destino.




• Monte da Guia – desta elevação pode admirar-se a cidade da Horta, a praia do Porto Pim e costa até à Ponta de Castelo Branco e a Ilha do Pico. Esta Zona é considerada paisagem protegida.




• Espalamaca – é outro dos miradouros sobranceiros à cidade da Horta; daqui, além da cidade, porto e Marina, também pode admirar as Ilhas do Pico, S. Jorge, praia de Almoxarife e a costa até à Ribeirinha.




• Caldeira – cratera com cerco de 400 metros de profundidade e 2Km de largura, classificada como reserva natural, ladeada por hortênsias azuis, faias, zimbros, fetos, etc, é um dos atractivos desta ilha.




• Cabeço Gordo – na zona central da ilha, esta elevação tem 1043 m de altitude. Daqui pode avistar as ilhas Pico e S. Jorge, assim como toda a ilha do Faial.




• Jardim Botânico – na Quinta de S. Lourenço, merece uma visita.




• Museu da Horta – reúne uma vasta colecção de trabalhos em miolo de figueira, expressão artesanal, característica desta ilha.



• Museu de Arte Sacra – possui interessante estatuária religiosa, assim como escultura flamenga do Séc. XV.



• Museu de Scrimshaw – situado por cima do “Peter-Café Sport”, e propriedade dos herdeiros do Sr. José Azevedo (Peter), reúne uma vasta colecção de peças dos mais conceituados artesãos.



• Ponta dos Capelinhos, local onde se deu a erupção vulcânica de 1957.



• Exposição do Vulcão dos Capelinhos – fotografias da época que registaram as diversas fases da erupção vulcânica, estão aqui expostas.



• Varadouro - Estância termal e zona balnear.



• Museu Centro do Mar – No acesso ao Monte da Guia (paisagem protegida), nas instalações de uma antiga fábrica de transformação de baleias que laborou entre 1941 e 1974, este museu é um espaço destinado a exposições dinâmicas sobre termos relacionados com o mar. Alí se efectuam também reuniões e congressos.