Ilha das Flores
Índice do Artigo
Ilha das Flores
Hóteis e Restaurantes
Todas as Páginas

Situação Geográfica


A ilha das Flores, é o extremo mais ocidental da Europa. Conjuntamente com o Corvo constituem o Grupo Ocidental do Arquipélago dos Açores. Situa-se a 30º 54’ de longitude Oeste, e a 39º 25’ de latitude Norte. Tem 143Km2 (55 milhas2) de superfície, 17 Km (10,7 milhas) de comprimento e 12,5Km (7,7 milhas) de largura.


Descoberta e Povoamento


Calcula-se que a sua descoberta e povoamento foi entre 1450 e 1452, pelo navegador Diogo de Teive. No entanto devido ao seu isolamento foi abandonado e retomado em 1504, com colonos vindos da Terceira e da Madeira. Inicialmente, foi denominada Ilha de S. Tomás, mais tarde por volta de 1475, devido à grande abundância de flores, adquiriu a actual designação.


Locais de Visita Obrigatória


Devido à sua dimensão não é difícil, percorrer toda a ilha. No entanto há locais que não pode deixar de visitar:

• Rocha dos Bordões. A solidificação da lava criou estrias verticais, formando um morro com altura significativa, dando origem a um belo monumento geológico.

• O Morro Alto, ponto mais elevado da Ilha, com 914 metros, proporciona uma vista panorâmica sobre lagoas e vales verdejantes, onde correm pequenas ribeiras, e sobre as localidades de Ponta Delgada, Fajã Grande e Fajãzinha. A não perder também o Pico dos Sete Pés, Marcela e Burrinha.


• Na zona central da ilha, as Sete Lagoas, Lagoa Funda, Branca, Seca, Rasa, Comprida, Lomba e Funda das Lajes, constituem locais de rara beleza.

• Cascatas, sendo a da Ribeira Grande a mais alta, existem entre a Fajãzinha e a Ponta da Fajã perto de vinte quedas de água. Trata-se de uma zona extremamente interessante.

• Pedras do Frade e da Freira, pedras que devido à erosão tomaram formas que nos fazem lembrar uma freira e um frade. Ali perto existe a Gruta do Galo, assim denominada, porque num rochedo parece estar esculpido o perfil de um galo. Esta gruta, tem interessantes formações geológicas, nomeadamente, a entrada que nos faz lembrar uma catedral.

• Ilhéu de Monchique, é o ponto mais ocidental da Europa.

• A Gruta dos Enxaréus, situada à beira mar entre Santa Cruz e Caveira tem aproximadamente 50 metros de comprimento e 25 de largura.


• Falésia da Rocha Alta. Proporciona uma vista sobre o mar numa zona de muitos pequenos ilhéus.

• Baía da Alagoa, ilhéus e baixios povoam esta bela baía.